1º de maio, Dia do Trabalho... Nada melhor que a duplinha livro + filme sobre uma profissão (e um universo), digamos, interessante. Explico melhor...
Apesar de ambos, livro e filme, não se tratarem de lançamentos (e nem é este o intuito dos posts “livro + filme”), achei bem válido mostrá-los aqui. Basicamente, foram dois os motivos pelos quais escolhi o livro $ 29,99 (cuja adaptação cinematográfica é intitulada 99 Francos) para este post:
1. Tenho muita vontade de ler e descobrir mais sobre o autor (nunca li nada dele) e sobre a literatura francesa contemporânea.
2. Sou formada em Publicidade e Propaganda, e a proposta – tanto do livro quanto do filme – me parece genial. A desconstrução da imagem de glamour da publicidade e os infortúnios pessoais do protagonista (que parecem regados com uma deliciosa dose de ironia) possivelmente rendem um pacote “diversão + reflexão” por umas boas horas.
E acrescento aí mais um motivo em relação ao filme:
3. Sou fã do cinema francês.
Octave é um publicitário famoso, com um salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em quantidades suficientes para torná-lo uma espécie de super-homem.
Mas, na verdade, logo o leitor descobre que Octave está mais para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando pela mulher que o deixou.
*Frédéric Beigbeder trabalhou em algumas grandes agências de publicidade, a Young & Rubicam de Paris foi uma delas.
Uma sátira cômico-dramática do mundo publicitário.
Apesar de ambos, livro e filme, não se tratarem de lançamentos (e nem é este o intuito dos posts “livro + filme”), achei bem válido mostrá-los aqui. Basicamente, foram dois os motivos pelos quais escolhi o livro $ 29,99 (cuja adaptação cinematográfica é intitulada 99 Francos) para este post:
1. Tenho muita vontade de ler e descobrir mais sobre o autor (nunca li nada dele) e sobre a literatura francesa contemporânea.
2. Sou formada em Publicidade e Propaganda, e a proposta – tanto do livro quanto do filme – me parece genial. A desconstrução da imagem de glamour da publicidade e os infortúnios pessoais do protagonista (que parecem regados com uma deliciosa dose de ironia) possivelmente rendem um pacote “diversão + reflexão” por umas boas horas.
E acrescento aí mais um motivo em relação ao filme:
3. Sou fã do cinema francês.
LIVRO: $ 29,99, de Frédéric Beigbeder, ed. Record.
Sinopse: Uma parábola sobre a propaganda, seus súditos e profissionais, entre eles o próprio autor*.Octave é um publicitário famoso, com um salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em quantidades suficientes para torná-lo uma espécie de super-homem.
Mas, na verdade, logo o leitor descobre que Octave está mais para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando pela mulher que o deixou.
*Frédéric Beigbeder trabalhou em algumas grandes agências de publicidade, a Young & Rubicam de Paris foi uma delas.
FILME: 99 FRANCOS (99 Francs, de Jan Kounen, França, 2007.)
Sinopse: O mundo da publicidade pode ser maravilhoso, mas também pode destruir. Octave é publicitário de uma agência famosa e tem acesso fácil a drogas, mulheres e dinheiro. A vida dele muda totalmente quando conhece Sophie, depois do fracasso de uma campanha que ele fez para uma empresa importante.Uma sátira cômico-dramática do mundo publicitário.