Dicas de leitura: realismo mágico | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Dicas de leitura: realismo mágico

Carlos Fuentes 20 de dezembro de 2013 Aline T.K.M. 10 comentários


Imagem do fotógrafo ucraniano Oleg Oprisco

Em outubro, fiz um curso no SESC intitulado “Um mergulho na literatura fantástica”. Em quatro aulas, tivemos um panorama literário do realismo mágico ou realismo maravilhoso, surgido no início do século 20 e representado por nomes como: Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Carlos Fuentes, Alejo Carpentier, José J. Veiga, entre outros.

Não é segredo nenhum que sou apaixonada por realismo fantástico/mágico/maravilhoso – García Márquez figura entre meus escritores preferidos da vida, como vocês já devem saber.

No decorrer das aulas, nos foram propostas leituras de alguns contos desse gênero. Gostei tanto do que li que resolvi compartilhar aqui essa lista de leituras. Aviso que não é extensa nem completíssima, já que foram somente quatro aulas. Mas são contos que recomendo fortemente aos que gostam ou têm interesse em conhecer o realismo fantástico, e que simpatizam com a literatura latino-americana.

A maioria dos contos está disponível – texto integral – para ler online (coloquei o link ao lado dos títulos). Um dos mais incríveis é "Axolotl", do Cortázar (já o havia lido na edição francesa do livro As Armas Secretas). Lá vai a listinha dos textos:

JORGE LUIS BORGES
As ruínas circulares | Leia online

O Sul

Os dois contos fazem parte do livro: Ficções, ed. Companhia das Letras.

JULIO CORTÁZAR
Axolotl | Leia online
O conto faz parte do livro: Final do Jogo, ed. Expressão e Cultura.

Casa tomada | Leia online
O conto faz parte do livro: Bestiário, ed. Civilização Brasileira.

CARLOS FUENTES
Aura
Publicado avulso no livro: Aura, LP&M Pocket.

MURILO RUBIÃO
Teleco, o coelhinho | Leia online
O conto faz parte do livro: Murilo Rubião – Obra Completa, ed. Companhia das Letras (Companhia de Bolso).

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Um senhor muito velho com umas asas enormes | Leia online
O conto é, na verdade, um livro infantojuvenil: Um senhor muito velho com umas asas enormes, ed. Record.


É isso! Enjoy!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 comentários

  1. Oi, Aline, nunca li nada de realismo fantástico, então: muito obrigada por disponibilizar os contos!
    Vou ler esse fim de semana ;)

    Beijos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maura, espero que tenha curtido os textos. Eu adoro o gênero, apesar de não conhecê-lo a fundo meeeesmo. Li uma ou outra coisa, mas é sempre paixão à primeira lida hehe. Beijo!

      Excluir
  2. Não sou uma pessoa que gosta muito de contos, por causa da estrutura dele. Gosto de estórias maiores e mais elaboradas, mas achei as suas dicas muito boas. Eu tenho um livro Marquêz, só que não é conto, e tenho a impressão de que vou gostar da escrita dele. Espero!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O García Márquez é bem peculiar, eu acho. Costumo ver quem ama ou quem leu, não curtiu e nem volta a ler. Eu sou suspeita para falar, amo o que o cara escreveu. E gosto muito de contos também. Mas realmente é mais comum encontrar realismo mágico no formato de conto, ao invés de romances enormes. Há suas exceções, mas os contos são mais frequentes. Beijo!

      Excluir
  3. Nunca li esses contos e conheço pouco de literatura fantastica... mas adoro o Gabriel Garcia... Memorias de minhas putas tristes é um dos meus livros favoritos.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que Memória de minhas putas tristes é um livro e tanto, foi o primeiro que li do Gabito e que me fez cair de amores por esse colombiano hehehe. Se você gosta da prosa dele e das histórias que ele cria, recomendo que leia os contos, vale a pena.

      Excluir
  4. Nunca li nada do realismo mágico, mas acho super interessante! Fico muito feliz de ver que tem contos online pra ler e é claro que lerei todos. Finalmente vou ler alguma coisa do Gabriel! Tenho Marina, mas ainda não tive tempo de ler. Acho que ler um conto vai ser mais fácil.
    Adorei o post e as dicas!

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim o García Márquez que é lindo de tudo! A prosa dele é linda, diferente. Esse conto foi publicado como livro infantil, mas não acho que seja assim tão infantil não. E dá uma ideia de como é a escrita dele, apesar de que aconselho os romances.

      Excluir
  5. Olá Aline,

    Tenho um enorme interesse no Realismo Mágico/Maravilhoso e consumo contos, crônicas e romances do estilo - meu problema é na parte teórica: tenho buscado livros de crítica literária relacionados ao tema e não encontro autores. Tu conhece algum que possa ser indicado?

    Agradecido x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Poxa, infelizmente nunca li nada teórico a respeito do realismo mágico, somente os contos, romances, etc. Não posso te ajudar nesse ponto... =/

      Excluir

Parceiros