Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

5 motivos para ler Philip K. Dick

5 motivos para ler 30 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Philip Kindred Dick, ou Philip K. Dick, nasceu em 16 de dezembro de 1928 em Chicago, mas passou a maior parte de sua vida na Califórnia. Escritor de romances e contos, PKD é mais conhecido por sua obra de ficção científica, atualmente bastante aclamada pelo público e amplamente adaptada para o cinema. Hoje um dos maiores autores do gênero, ele foi o precursor do cyberpunk, um subgênero da ficção científica.


Biografias para quem NÃO curte biografia

Autobiografia 28 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Você é do tipo que só de ouvir a palavra biografia já vai logo enchendo a boca para dizer que não curte? Ou que, perante uma dica de leitura que contenha algo de biográfico, torce o nariz de primeira e desiste antes de tentar? Meu caro, este vídeo é para você!

Vim aqui recomendar 4 biografias para você que pensa que não curte biografia. Livros que fogem do relato biográfico que estamos mais acostumados a ver – um tanto maçante quando não conhecemos ou não admiramos previamente o ser biografado –, estes aqui são romances biográficos, novelas e crônicas que trazem a realidade com um brilho de ficção. Tem até uma HQ conhecidíssima!


Sete de Paus [Mario Prata]

Humor 26 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Depois de ler o filho – Antonio Prata, em Nu, de botas –, já estava mais que na hora de ler o pai. Foi com Sete de Paus que o cronista, dramaturgo, escritor e jornalista Mario Prata fez sua estreia no gênero policial, em 2008.

Um professor da Universidade Federal de Florianópolis aparece morto com um tiro na testa e o próprio pênis enfiado na boca, além de uma carta de baralho – um sete de paus – pousada na virilha. Pelas paisagens lindas de Florianópolis, percorrendo o Brasil, e dando um pulo até Cabo Verde, na África, o agente federal Ugo Fioravanti Neto (Fiora para os amigos) e seu jovem parceiro Darwin Matarazzo irão até o fim para desvendar esse mistério. E não há tempo a perder, pois tudo indica que seis outros homens estão fadados ao mesmo fim que o professor.


5 filmes para assistir nas férias #Rotaroots

Cédric Klapisch 23 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 14 comentários


Para quem está curtindo o fim das férias em casa, um filminho à tarde é sempre uma boa pedida. Agora, com tantas opções fica difícil saber o que assistir, não?toda vez que vou escolher um filme no Netflix ou no NOW, fico pelo menos uns vinte minutos navegando pelos gêneros e lendo as sinopses, completamente indecisa.

Bom, uma dica amiga nunca é demais, então trouxe aqui 5 filmes para ver nessas férias. Em comum, todos eles apresentam algum tipo de viagem ou experiência nova na vida dos personagens. E se você não está de férias, tudo bem (quer dizer, nem tanto, né...), ainda dá para aproveitar essas dicas para o fim de semana. Vale a pena, eu garanto!


Livro Lab no Correio Braziliense

Blogando 22 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários

Saí no Correio Braziliense!

Semana passada fui entrevistada a respeito das ilustrações nos livros para adultos. A entrevista resultou no último parágrafo desta matéria, que saiu na seção Diversão & Arte do jornal, no dia 17 de janeiro.


Nocilla Experience [Agustín Fernández Mallo]

Agustín Fernández Mallo 21 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Resenha: Nocilla Experience

Um mural repleto de polaroids de lugares e pessoas distintos, de paisagens improváveis e de pequenos objetos do cotidiano, pedaços de papel com trechos de livros e entrevistas de nomes da música pop, folhas com teorias e fórmulas matemáticas. Observar e ser atingido por essa miscelânea artística, literária, musical e científica com a rapidez e o dinamismo das informações na era pós-moderna. Isto é o mais perto que consegui chegar da sensação que se tem ao ler Nocilla Experience, o segundo volume do Projeto ou Trilogia Nocilla, considerada um dos experimentos mais vanguardistas da literatura espanhola contemporânea.

Quote da quinzena #22

J.K. Rowling 20 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


J.K. Rowling cruel, é disso que estou falando. Morte Súbita é daqueles livros que a gente lê e nunca consegue esquecer. Incrível, intrigante e impiedoso. Espero que curtam alguns quotes que selecionei especialmente para esta quinzena:


#PROMOÇÃO Tô de férias, quero ler!

Sorteios e concursos 17 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 13 comentários


Concorra a 5 livros que têm tudo para incrementar as suas férias de verão! São eles:

1Q84, do Haruki Murakami [OBS: tem resenha dele aqui no blog.]
Agnus Dei, da Julianna Costa
Fim, da Fernanda Torres
Mundos Distantes – vol. 1, de Cesar Alcázar, Christopher Kastensmidt e Marcelo Augusto Galvão
Uma Chance para Recomeçar, de Lisa Kleypas


3 motivos para ver “Boyhood – Da Infância à Juventude”

3 motivos para ver 16 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Ovacionado e fruto de um projeto ambicioso, com certeza vocês já ouviram falar no filme Boyhood, em cartaz no Brasil desde o fim de outubro. Rodado durante doze anos (de 2002 a 2013), o longa dirigido por Richard Linklater acompanha a vida e o crescimento do garoto Mason, interpretado por Ellar Coltrane – ele tinha 7 anos quando começaram as filmagens e 18 quando finalizaram. Para isso, o elenco se encontrava uma vez ao ano e filmava por cerca de dois a quatro dias. Ao todo, foram 45 dias de filmagens, resultando em quase três horas de filme.


#PROMOÇÃO Férias com leituras

Sorteios e concursos 15 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Quem tá de férias levanta a mão! E quem aí adora passá-las na companhia de bons livros? Então se liga nessa promoção que vai encher sua estante de livros e mimos! Mas se você não está de férias (eu te entendo muito bem), no worries, essa promoção promete deixar seus dias mais animados também.

Mais de 40 blogs se uniram para presenteá-los com 5 kits de livros e mimos especiais. Muita coisa, né? E você tem até o dia 14 de fevereiro para participar!


Fluam, minhas lágrimas, disse o policial [Philip K. Dick]

Aleph 14 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Fama, dinheiro, mulheres. O que acontece na vida de um cara que tem tudo isso em quantidades respeitáveis e que, da noite para o dia, se vê sem nada daquilo que um dia conquistou?

O famoso apresentador de TV e cantor de sucessos pop Jason Taverner acorda sozinho num quarto de hotel mequetrefe, sem saber como foi parar lá. Não demora muito e ele percebe que ninguém mais – fãs, amantes, agentes... ninguém! – o (re)conhece: ele passou a ser um completo desconhecido. E mais, não só se vê destituído de sua vida de celebridade, como tampouco é um cidadão perante a lei. Sem qualquer registro legal de sua existência, é como se Taverner não existisse nem houvesse sequer nascido.


12 livros para 2015

Listas 12 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Nunca fui de me colocar metas literárias, mas para este ano achei interessante enumerar 12 livros que eu quero – preciso! – ler ainda em 2015. O motivo principal é que são livros que eu tenho já há algum tempo e cuja leitura venho postergando infinitamente (vários deles estão fazendo aniversário na estante).


Quote da quinzena #21

Haruki Murakami 8 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Para começar esta que é a primeira quinzena de 2015, escolhi quotes de um livro único e especial. Faz parte de uma trilogia com a qual tive uma relação de amor e ódio, e que se tornou inesquecível para mim. E cujo autor já entrou para o meu ranking de favoritos.


(Pseudo) Caixa do Correio – dezembro 2014

Aleph 7 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Dezembro chegou chegando! Teve troca, livro de parceria, uma caixa caprichada com um lançamento da Aleph (quem me acompanha no Instagram já viu!), enfim, só coisa boa!


O Abajur Lilás [Plínio Marcos]

Global 5 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Difícil encontrar quem, ao se aventurar pelo gênero teatral brasileiro, não tenha trombado com O Abajur Lilás, de Plínio Marcos. Escrita em 1969, em plena ditadura militar, a peça só foi liberada pela Censura onze anos depois, em 1980. Tendo a montagem sido interrompida e retomada um par de vezes até sua liberação, O Abajur Lilás mobilizou toda a classe teatral, tornando-se símbolo de persistência.

A ação tem lugar no prostíbulo de Giro, um homossexual desapiedado que conta com Osvaldo, um segurança violento, para fazer valer sua autoridade ali. Em estado de extrema degradação humana, três prostitutas tentam sobreviver. Dilma se apega aos valores e ao filho que precisa criar; a rebelde e inconsequente Célia só deseja tomar o prostíbulo e o poder para si; Leninha é novata no lugar, individualista e parece não se abalar com os conflitos alheios. Tudo se complica quando um abajur aparece quebrado no dormitório e nenhuma das três assume a culpa.


Leituras de dezembro!

Leituras do mês 3 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


FELIZ ANO NOVO!

Vou começar 2015 falando das minhas últimas leituras; mais especificamente, das leituras de dezembro.

Li apenas dois livros em dezembro. Apesar da quantidade modesta, foram leituras incríveis – uma delas, F, até ganhou menção honrosa no balanço literário do ano. Também li (finalmente!) o segundo volume da Trilogia Nocilla, um projeto um tanto ousado e bastante alternativo.


Parceiros