Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

3 livros que mudaram a minha vida

Gabriel García Márquez 30 de abril de 2015 Aline T.K.M. 10 comentários

Acredito que todo livro que nos toca acaba operando alguma mudançazinha em nossa vida. Uns mais, outros menos, mas alguma coisa sempre fica diferente ao virar a última página. Contudo, alguns livros causam um pequeno rebuliço aqui dentro. Travessos, eles chegam de mansinho e bagunçam os sentimentos, fazem com que questionemos ideias há muito estabelecidas, ou ainda colocam aquelas caraminholas básicas na cabeça. Não importa como, mas vocês hão de concordar que é uma delícia quando um livro faz essas coisas todas com a gente!

Talvez alguns de vocês achem isso meio repetitivo – nunca me canso de falar dos meus livros e autores preferidos –, mas se preparem: eis a seguir três livros inesquecíveis e que mudaram minha vida de alguma forma. Aliás, me atrevo a dizer que eles têm tudo para mudar a vida de vocês também...

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, de Milan Kundera
Foi uma das minhas primeiras leituras de 2015 e, graças a essa pequena preciosidade, comecei muito bem o ano. Filosófico, A Insustentável Leveza do Ser desnuda o ser humano e nos expõe seus desejos e sua verdadeira face para além das máscaras. Ao contar a história de quatro pessoas cujas trajetórias se tocam, o livro fala sobre o amor e os relacionamentos, sobre traição, frustração, carências. E fala também sobre o vazio. Certamente, um dos livros da minha vida; daqueles que te fazem ler e pensar, pensar, pensar... Resenha aqui.

Dom Casmurro [Machado de Assis]

Adultério 24 de abril de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


É difícil e, ao mesmo tempo, muito gostoso falar de Dom Casmurro. Especialmente por se tratar das minhas segundas impressões a respeito da obra – isso cheira a maior responsabilidade!

Bento Santiago – então apelidado Dom Casmurro – tenta na velhice “unir as duas pontas da vida”, evocando e analisando a juventude, marcada pela paixão por Capitu, pela ida ao seminário e pela grande amizade com Escobar. Casa-se com a amiga e amor de infância e, cada vez mais, é tomado pelo ciúme e pelo verme da dúvida: Capitu o teria enganado com Escobar, seu melhor amigo?

Certamente uma das questões mais intrigantes da literatura brasileira de todos os tempos, e que restará para sempre sem uma resposta definitiva. As possibilidades de interpretação e de conclusão são inúmeras – parecem multiplicar-se a cada vez que se relê a obra.


Tag: Moda e Literatura

Moda 22 de abril de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Hoje é dia de tag! "Moda e Literatura" é uma tag que eu gostei muito, criada pelo blog Expressão, Moda e Literatura. Eu a vi pela primeira vez quando a Pah respondeu no blog Livros e Fuxicos há um tempão, e aí eu fiquei morrendo de vontade de responder também!

A ideia desta tag, como o próprio nome diz, é relacionar itens e conceitos de moda com livros! Espero que curtam; então lá vai!...


Quote da quinzena #28

Horacio Castellanos Moya 20 de abril de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Pulei uma quinzena, mas cá estou outra vez com os amados quotes. Hoje, não trouxe qualquer livro, mas um pequeno atrevido que até rendeu ao autor, Horacio Castellanos Moya, ameaças de morte.

Pois bem, refiro-me a Asco. Da – genial – coleção Otra Língua, o livro faz uma crítica mordaz e desprovida de qualquer pudor aos países da América Central, sobretudo El Salvador, a pátria do autor. Um olhar pessimista é lançado a essas sociedades que sobreviveram aos conflitos armados e que usam da violência como única alternativa. Sua política promove uma democracia limitada à teoria, mas que, na prática, se mostra opressora e cruel.

Um livro bem “tapa na cara” – adoro! Os trechos selecionados são poucos (e até comedidos), mas dá para ter uma ideia do que encontrar na leitura, que aliás recomendo entusiasticamente.


3 motivos para ver “A Fantástica Casa de Bonecas”

3 motivos para ver 19 de abril de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Em meados de março fui à pré-estreia de A Fantástica Casa de Bonecas, que está em cartaz atualmente no Teatro das Artes (SP) e traz Helena Ranaldi como protagonista, com direção de Clarisse Abujamra (substituindo José Wilker, falecido em abril do ano passado) e produção do ator e produtor cultural Gugs Henrique.

A peça é uma versão de Mabou Mines Dollhouse, espetáculo de grande sucesso da Broadway, encenado em mais de 30 países e vencedor de diversos prêmios teatrais. Trata-se de uma adaptação de Casa de Bonecas, clássico do século XIX do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Aliás, foi este o principal responsável por meu interesse pela peça: há certo tempo venho querendo conhecer as obras de Ibsen, curiosidade que cresceu consideravelmente depois que li Em uma só pessoa, de John Irving. No romance, o protagonista é bastante ligado ao teatro, e o livro traz várias referências às peças de Ibsen – e também a suas personagens femininas.

Bem, nem preciso dizer que gostei muito de A Fantástica Casa de Bonecas. Os motivos foram vários, dentre eles:


Livro + filme: Para Sempre Alice

Alzheimer 16 de abril de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Não costumo fazer “maratona Oscar” e não são muitos os filmes indicados aos quais vou ao cinema assistir. Por isso, acabei vendo Para Sempre Alice meio que por acaso: queríamos ir ao cinema e não havia muitas opções de filmes e horários.


Leituras de março!

Leituras do mês 15 de abril de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Mês riquíssimo: 4 livros lidos de gêneros variados. Teve autor brasileiro, livro sobre alimentação saudável, e minha estreia nas obras do francês Patrick Modiano (Nobel de Literatura 2014).

Também reli um clássico brasileiro – e me apaixonei ainda mais! – que com certeza figura entre as obras preferidas de muita gente, trazendo uma das personagens mais icônicas e mais estudadas da literatura brasileira. Vocês já devem imaginar de que livro estou falando...


Lançamentos imperdíveis de abril

Aleph 13 de abril de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Nunca fiz posts dedicados aos lançamentos, mas sabe, sinto falta de mostrar alguns livros fresquinhos que chamam minha atenção e que me deixam MUITO tentada a aumentar minha fila de leitura.

Tem adulto, juvenil, ficção e não ficção; lançamentos de diversas editoras, algumas parceiras do blog e outras, não. Logo abaixo, trago doze lançamentos de abril que considero imperdíveis – queria todos para mim...

OS ÚLTIMOS DIAS DE NOSSOS PAIS
Joël Dicker, ed. Intrínseca
O romance de estreia do autor de A verdade sobre o caso Harry Quebert, Os Últimos Dias de Nossos Pais aborda a criação e a verdadeira, porém desconhecida, história da SOE (Executiva de Operações Especiais). Dicker mostra como um serviço composto em sua maioria por amadores tornou-se uma das peças-chaves da Segunda Guerra Mundial.

Após a frustração de ter tido o Exército britânico encurralado em Dunquerque, Winston Churchill tem uma ideia capaz de mudar o curso da guerra: a criação de uma nova seção do serviço secreto britânico, a SOE (Executiva de Operações Especiais), responsável por conduzir ações de sabotagem e se infiltrar nas linhas inimigas. Algo jamais feito na História. Na esperança de se juntar à Resistência, o jovem Paul-Émile deixa Paris e vai para Londres. Logo recrutado pela SOE, ele se integra a um grupo de franceses que se tornam seus companheiros de coração e de armas. Passando por formações e treinamentos intensos nos quatro cantos da Inglaterra, os selecionados voltarão para a França ocupada para contribuir na resistência. Mas a espionagem alemã está alerta... A existência da SOE por muito tempo foi mantida em segredo.

Várias décadas após o fim das atrocidades da Segunda Guerra, Os Últimos Dias de Nossos Pais é um dos primeiros romances a abordar sua criação e a relembrar as verdadeiras relações entre a Resistência e a Inglaterra de Churchill. Um livro sobre amor, amizade e medo, com uma profunda reflexão sobre o ser humano e suas fraquezas.


Rolou no Teatro – fevereiro, quinzena 2

Maquiagem 10 de abril de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários

Rolou no Teatro é uma coluna semanal em que abordo a evolução das aulas do curso profissionalizante de Teatro que estou fazendo. Entenda melhor aqui.

E a segunda quinzena chegou chegando! E veio atrasadinha, eu sei – não deu tempo de escrever e postar antes, my bad. Na verdade, não sei se esta coluna é interessante para vocês (realmente gostaria de saber!), mas ela é, até certo ponto, útil para mim mesma. Penso em mantê-la, pelo menos por enquanto – deixando claro que também depende do interesse de vocês, leitores.

Mas vamos às aulas e ao montão de coisas que vi de meados até o fim de fevereiro!


Remissão da pena [Patrick Modiano]

À la française 8 de abril de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Em forma de romance, a autobiografia do francês Patrick Modiano, Nobel de Literatura 2014, retrata uma infância repleta de lacunas, vivida nos arredores da Paris pós-Segunda Guerra.

Primeiro de uma trilogia composta por Flores da ruína e Primavera de cão (lançados em breve pela ed. Record), Remissão da pena apresenta o pequeno Patrick – ou Patoche, como é carinhosamente chamado – e seu irmãozinho, que vivem em um vilarejo próximo de Paris sob os cuidados de amigas de sua mãe.


Favoritos de fevereiro/março: Melissa, Forever 21, Tracta, Belle and Sebastian...

Favoritos 6 de abril de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Favoritos do bimestreeee! Só digo o seguinte: teve um livro sensacional, que aborda o amadurecimento e a diversidade sexual; roupa da Forever 21 e sapato da Melissa; make; CDs e uma trilha sonora que ouvi loucamente; filmes... Tem doce - para as formigas de plantão -, e tem também lanche saudável e superfácil de fazer em casa.


1 livro por dia neste feriado

Alejandro Zambra 2 de abril de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Ok, já entendi. Você não vai viajar neste feriado e já pode até ver o tédio correndo solto enquanto espera o festival de gordices do almoço de Páscoa – e os ovos, claro. Ou então, já planeja aproveitar o feriado para adiantar suas leituras, mas quer sair da rotina literária nesses três dias. Ou ainda, vai viajar e quer leituras ágeis para te acompanhar.

Não importa qual é o problema, eu tenho aqui a solução: 1 livro por dia neste feriado! Sim, ler um livro por dia em todos os três dias de feriado. Para isso, trouxe aqui três dicas de leitura, livros curtinhos, superbacanas e bem diferentes entre si. E o mais importante é que dá para ler cada um deles em umas poucas sentadas! Olha só:


O que não existe mais [Krishna Monteiro]

Contos 1 de abril de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Sensível. É assim que eu definiria O que não existe mais, livro de estreia do brasileiro Krishna Monteiro, que já atuou em outras áreas e segue carreira diplomática.

Nos sete contos que compõem o livro, nos deparamos com a solidão, as lembranças, as ausências. Um galo de briga que rememora seus dias no momento de um combate, um filho perante as memórias – a presença ausente – do pai falecido, uma senhora que contava histórias no sítio, a relação entre um neto e seu avô – antigo soltado que lutou na Itália na Segunda Guerra.


Parceiros