Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

PROMOÇÃO: Kindle + saga Redenção

Sorteios e concursos 30 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Está loucamente querendo ganhar um Kindle? Ou está super a fim de ler Legionella, primeiro volume da saga de ficção científica Redenção? Se sua resposta foi sim, então presta atenção neste sorteio que passei aqui para divulgar hoje!

Serão três vencedores, que ganharão:
1º prêmio: um Kindle com tela sensível ao toque, no valor de R$299,00
2º prêmio: um exemplar impresso de Redenção – Livro um: Legionella
3º prêmio: três e-books de Redenção – Livro um: Legionella


Lançamentos imperdíveis de novembro

Aleph 29 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Este novembro teve lançamento até dizer chega! Aproveitando o clima de black friday – várias lojas ainda estão com preços ótimos – separei os títulos que mais me deixaram curiosa e pesquisei os melhores preços para vocês.

Alguns deles, como Melancolia e Cubiculados, já acharam um lugarzinho na minha fila de leitura. Outros foram parar na minha wishlist, como é o caso de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Espere a primavera, Bandini e Mulheres de Cinzas.

Ah, para quem curte contos de princesas e infantis, tem A Bela e a Adormecida – uma releitura contemporânea por Neil Gaiman – e Bambi. Sim, o livro que inspirou o clássico desenho da Disney pela primeira vez está disponível em português, em uma edição caprichada, capa dura e ilustrada. Item obrigatório na estante!


Assistidos em outubro

À la française 26 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Tenho ido bem menos ao cinema do que eu gostaria e do que acho necessário para suprir minha avidez com relação às estreias. Nem mesmo cheguei a conferir a 39ª Mostra Internacional de Cinema, evento que eu costumo aguardar com ansiedade todos os anos; uma pena.

Mas bem, como estou aqui para falar dos assistidos (e não dos não assistidos), mês passado vi dois filmes sensacionais – um no Netflix e um em cabine de imprensa –, vi um bem mais ou menos no cinema e, por último, comecei aquele meu plano de rever toda a saga Star Wars.


Quote da quinzena: Águas-fortes cariocas

Crônicas 23 de novembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Um dos livros que mais curti da sensacional coleção Otra Língua, da editora Rocco, Águas-fortes cariocas traz uma série de crônicas publicadas originalmente em 1930 pelo escritor argentino Roberto Arlt durante sua estada no Rio de Janeiro.

Se tudo começou com o encantamento, à medida que avançam os textos vemos um Rio de Janeiro bastante criticado – quando aos seus hábitos, cultura, população – e até comparado a Buenos Aires. Arlt se dá conta dos inúmeros problemas sociais da Cidade Maravilhosa e despeja comentários ácidos no papel, tudo com muita fluidez. O resultado? Não conseguimos desgrudar os olhos do livro até devorá-lo por completo.


PROMOÇÃO: Redenção – Livro um: Legionella

Sorteios e concursos 21 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 5 comentários


Genteeee! Quem aí tá a fim de sorteio?! Pois bem, em parceria com o autor M.A. Costa, o Livro Lab está sorteando 2 exemplares em e-book de Legionella, o primeiro volume da trilogia de sci-fi Redenção, thriller cujo estilo é comparado a algo como um mix de Dan Brown e Isaac Asimov. Aliás, o próprio autor é tido como um Asimov brasileiro – certeza que a galera fã de ficção científica já começou a fervilhar de curiosidade...!


Leituras de outubro

7Letras 20 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Vou ser direta: em outubro fui surpreendida 4 vezes! Primeiramente, um YA com pegada sick-lit encheu meu comecinho do mês com fofura e romance. Estou falando de Tudo e todas as coisas, de Nicola Yoon, um futuro lançamento da Novo Conceito que promete e muito – guardem bem este nome!

Depois, fui surpreendida por literatura brazuca das boas, uma história sobre memórias, sobre a vida, a juventude e o amadurecimento. Não conhecia a autora, Miriam Mambrini, e foi também uma boa surpresa.

Mas... outubro foi o mês do sci-fi! Li dois clássicos da ficção científica: a HQ que inspirou o filme Expresso do Amanhã e o primeiro volume da obra mais conhecida do gênio Isaac Asimov. Toooop!


Em cartaz: Três lembranças da minha juventude

À la française 19 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários

Filme: Três Lembranças da Minha Juventude

Ganhador do prêmio SACD na seleção deste ano da Quinzena dos Realizadores em Cannes, Três lembranças da minha juventude é o capítulo inicial da trajetória do personagem Paul Dédalus, sucedido por Comment je me suis disputé... (ma vie sexuelle), de 1996. O personagem também aparece em Um Conto de Natal, de 2008.

De regresso a Paris, Paul Dédalus (Mathieu Amalric) é envolto em lembranças. De sua infância e das crises de loucura da mãe; da viagem à URSS, já na adolescência, onde acabou cedendo seus documentos a um jovem russo; das festas com os irmãos e amigos; de seus estudos em Paris e da descoberta da vocação para a antropologia. E, acima de tudo, Paul se lembra de Esther (Lou Roy-Lecollinet), o grande e turbulento amor do fim de sua adolescência.

Na playlist: adorando agora

Playlist 17 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Ontem, 16 de novembro, soprei 29 velinhas! E o melhor, ainda com carinha de 18 – adoro! E como faz um tempão que não trago playlist por aqui, apesar de sempre pensar em tal e tal música para indicar no blog, hoje venho com aquelas músicas que ando ouvindo consideravelmente estas últimas semanas. E que tô adorando, basicamente.

Ah, e não estranhem a disparidade entre os gêneros, artistas, estilos... Gosto muito de coisas muito diferentes entre si! Bora conferir essa playlist meio doida – aliás, duvido que acharei alguém que curta todas estas músicas, sem exceção; se encontrar, vou adorar saber!


Resenha: Fundação (Trilogia da Fundação #1), de Isaac Asimov

Aleph 13 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Vocês sabem que desde o ano passado, quando descobri os livros de ficção científica, virei fã do gênero e coloquei na meta de leitura alguns títulos e autores essenciais. Um deles é a Trilogia da Fundação, principal obra de Isaac Asimov, um clássico da ficção científica e vencedor do prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia, em 1966. Então li Fundação, o primeiro livro da trilogia, e... fiquei boquiaberta.

Trailer novo no canal!

Blogando 12 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


É isso mesmo: agora o canal do Livro Lab no YouTube tem trailer!

O vídeo já tem alguns meses e eu tinha feito para um concurso cultural cuja temática era a França. Mas na época também gravei/fotografei o que precisava para, mais adiante, adaptá-lo para um possível trailer para o canal.

A ideia foi fazer uma historinha bem breve sobre dois livros que "se conhecem e se apaixonam" ao som de uma trilha sonora superespecial. Desenhei o cenário, filmei alguns trechos, mas a maior parte foi feita com fotos, numa tentativa de fazer algo próximo a um stop motion - técnica que eu tenho a maior vontade de aprender de verdade. Enfim, não ficou perfeito - longe disso! - mas acho que a atmosfera do vídeo ficou fofa. Bem, chega de blablablá... eis o resultado!


5 livros sobre casamento

Casamento 10 de novembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário

5 livros sobre casamento

Não, não se trata exatamente daqueles primeiros meses logo após o vestido branco, as dezenas de convidados, a lua de mel. É o que vem depois. Filhos, marasmo, às vezes adultério, incompatibilidades, desgaste, desilusão, acomodação. Um tanto pessimista? É bem provável, mas não deixa de ter sua porção – generosa – de realidade.

Os livros que reuni nesta lista abordam esse lado do casamento e dos relacionamentos em geral, quando as coisas já estão desgastadas e a separação, se não é inevitável, é assunto a ser considerado. Livros para pensar, dotados de certa dose de pessimismo e muito bem temperados com ironia das boas – não à toa, a gente acaba dando risada em vários momentos durante a leitura. Ah, e só tem autor de peso aqui na minha listinha!

Resenha: Amor, etc, de Julian Barnes

Julian Barnes 9 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários

Resenha: Amor, etc - Julian Barnes

Eu disse que o que você encontra não é necessariamente o que você quer. Vamos falar de amor. Ele não é como nós achávamos que seria. Podemos todos concordar com isso? Melhor, pior, mais longo, mais curto, superestimado, subestimado, mas não o mesmo. Também, diferente para pessoas diferentes. Mas isto é algo que você só aprende aos poucos: o que é o amor para você. Quanto você tem dele. Do que você abrirá mão por ele. Como ele vive. Como ele morre. [Stuart]


Quando o assunto é amor, o livro do britânico Julian Barnes é parada obrigatória. Continuação de Em tom de conversa, onde testemunhamos um triângulo amoroso entre os protagonistas, Amor, etc faz um retrato da natureza do amor – a verdadeira.

Une parfaite journée parfaite [Martin Page] #resenha

À la française 3 de novembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Ele, o mais anônimo dos anônimos, sobrevive à rotina entediante do escritório, cultiva um jardim no interior do apartamento, é sozinho e contrata atores para representar mulher e filho nas festas da empresa, além de passar as férias dentro de um elevador. Sua principal ocupação? Passa os dias a tramar tentativas de suicídio. Seja com um revólver guardado na cabeceira da cama, com uma corda para enforcar-se, com a lâmina do barbeador, com sua dose diária de ansiolíticos e barbitúricos, com um verdadeiro campo minado escondido sob o piso do apartamento, ou mesmo eletrocutado.

Aos vinte e tantos anos, ele seria mais ou menos um homem como qualquer outro, não fosse o fato de ter sido diagnosticado portador de um tubarão que nada dentro de seu corpo. Fonte de mal-estar, ele pode sentir o imenso corpo e as barbatanas que o arranham por dentro. Sorte que frequentemente ele se depara com um quarteto de músicos mexicanos que interpretam, a sua maneira, sucessos do pop-rock de todos os tempos.

Esta introdução já é suficiente para convencer os leitores de que Une parfaite journée parfaite é um daqueles pequenos tesouros literários que merecem ser lidos o quanto antes. Estou errada? Dizer que o livro é de autoria do Martin Page, bem, aí já vira covardia. Sou suspeitíssima para falar – o francês é um dos meus autores preferidos – mas o cara sempre presenteia o leitor com tramas peculiares e personagens deliciosamente excêntricos.


Quote da quinzena: A Visita Cruel do Tempo

Jennifer Egan 2 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Jennifer Egan é fodástica e quem não concordar que se manifeste. Pronto, falei. Adoro a tom cru, perverso, com que a autora conduz a trama e seus personagens, meros peões no jogo da vida. Essa característica é muito evidente em A Visita Cruel do Tempo, livro ao qual pertencem estes quotes que eu trouxe para vocês nesta primeira quinzena de novembro.

Ganhador do Pulitzer 2011, A Visita Cruel do Tempo traz várias histórias intercaladas, pessoas cujas vidas se esbarram em algum momento. Não dá para simplesmente definir uma sinopse única e definitiva para o livro, uma vez que as tramas caminham em paralelo e têm suas particularidades. Em todas elas temos o tempo que passa, cruel e silencioso. Dos anos 70 até 2030, e repleto de referências musicais, o livro – o maior sucesso de Jennifer Egan até hoje – é daqueles que eu classifico como leitura obrigatória. Isto é um fato e não estou aberta a discussões! (Rsrsrs mentira, sempre estou aberta a novas discussões e pontos de vista, mas tinha que fazer esse final um pouco mais dramático!)


Parceiros